Companhias consideram rede social meio eficaz

Nos últimos anos, companhias de todo o mundo passaram a criar perfis nas redes sociais e a contratar agências de publicidade e de monitoramento para desenvolver relacionamento com consumidores e avaliar as relações dos clientes com suas marcas. No Brasil, informa a repórter Cibelle Bouças, do Valor Econômico, a maioria das empresas de grande porte considera que o uso das mídias sociais tem sido eficaz, como indica um estudo realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) com companhias de grande porte associadas à entidade.

De acordo com o estudo, 62% das empresas consideram o uso de espaços corporativos em redes sociais eficaz. Para 48,8% dessas empresas, o principal benefício obtido com as redes sociais é o aumento do conhecimento da companhia, de seus produtos ou serviços. Também para 48,8% das companhias, o uso das redes sociais contribui para criar uma percepção mais favorável da empresa.

Outro fator positivo indicado por 46,3% das empresas é uma melhor compreensão dos clientes em relação à companhia e aos seus produtos e serviços. Outro benefício citado por 34,1% das empresas é o desenvolvimento de atividades de marketing e comunicação direcionadas aos consumidores.

“As companhias têm feito cada vez menos uso de mídias tradicionais, como jornais, boletins e revistas, em detrimento de redes sociais”, afirmou Paulo Nassar, diretor presidente da Aberje. O executivo considerou, no entanto, que as companhias ainda aproveitam pouco o potencial das redes sociais. “A disseminação de informações nas redes sociais ainda está muito ligada à necessidade de resultados econômicos de curto prazo. Há poucas iniciativas de apresentar a cultura da empresa e fazer um monitoramento que tenha como meta descobrir oportunidades de mercado e possíveis fraquezas da companhia”, afirmou Nassar.

Em resumo, as empresas usam as redes sociais para fazer propaganda, e não para desenvolver relacionamento com consumidores e potenciais clientes.

Nassar considerou que uma das causas possíveis para o baixo aproveitamento das redes sociais como ferramenta de comunicação é a ausência de profissionais qualificados para esse trabalho. De acordo com a pesquisa, 29% das empresas de grande porte realizam programas de treinamento relacionados a mídias sociais para seus empregados. No caso das empresas que realizam treinamento, os principais temas abordados nos cursos são engajamento (85%), mensuração de resultados (69%) e operação básica dos canais (66%). Temas como monitoramento de demandas e identificação de tendências ficam em segundo plano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça o download grátis!

Basta preencher o formulário abaixo.

Faça o download grátis!

Basta preencher o formulário abaixo.

Faça o download grátis!

Basta preencher o formulário abaixo.