Sem medo de empreender

Empreender é ir muito além do conhecimento técnico do que você faz bem. É, na verdade, se preocupar com tudo que envolve o negócio, especialmente a gestão. Logo, elaborar um verdadeiro plano de negócios é imprescindível, para que o objetivo de empreender seja feito de maneira consciente, e não uma fuga.

Desta forma, os riscos são reduzidos – embora nunca deixem de existir -, e as chances de sucesso são maiores, exatamente porque haverá um plano fundamentando toda a estratégia do negócio. Na confecção do plano, é recomendável estabelecer deadlines verdadeiros e factíveis para curto, médio e longo prazo, e nunca ter agendas ocultas.

E, acima de tudo, administrar a ansiedade.

Como elaborar um plano de negócios eficiente?
Pesquisar, pesquisar e pesquisar
Pesquisar o maior número de informações sobre o mercado que deseja atuar, a fim de amealhar subsídios para traçar um diagnóstico e estimar possíveis cenários. Buscar compreender desafios e oportunidades, conversando com pessoas [colegas, empreendedores no mesmo ou em outros ramos, que tenham dado certo], potenciais clientes, especialistas em empreendedorismo e na área que deseja atuar, levantar dados do mercado, e assim por diante.

Analisar as informações levantadas
Buscar identificar onde estão as oportunidades, quais caminhos deixar de lado, e quais rotas seguir. Procurar definir a estratégia do negócio [generalista ou segmentado/nicho], onde os seus clientes buscam informações sobre o produto/serviço que você vende [redes sociais ou contato pessoal, por exemplo], definir um modelo de apresentação ao mercado, etc.

Tomada de decisão
Escolher qual caminho seguir, após avaliar de maneira muito sincera prós e contras, e em seguida partir para a ação, que começou a ser construída na ‘análise de informações’ e continua nesta etapa, com o detalhamento do plano de negócios.

Neste ponto específico, trabalhar com os 4Ps do marketing: Produto [o que venderei]; Praça/Mercado [para quem venderei]; Preço [como cobrarei, que estratégia de cobrança adotar]; e Promoção [como divulgar o produto/serviço, onde encontrar os clientes].

Por fim, o que você pode pedir para outras pessoas?
Você pode pedir coisas…
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E…, jamais, pedir emprego ou dinheiro.

* Ronaldo Luiz é jornalista com mais de doze anos de experiência em redação e comunicação corporativa. Especializado em produção de conteúdo nas áreas de agronegócio, meio ambiente, economia e recursos humanos. Pós-graduado em comunicação organizacional e sustentabilidade e governança corporativa. 

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